O Botafogo enviou um documento à FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) com o intuito de pedir o fim da proibição de bebidas alcoólicas nos estádios, de acordo com o site brasileiro “ESPN”.

Nesse documento, o alvinegro sustenta o seu pedido dando como exemplos alguns estádios europeus (Allianz Arena, Wembley e Santiago Bernabéu) e apresenta três conclusões com base num estudo elaborado pelos ingleses Geoff Pearson e Arianna Sale relativamente ao caso inglês.

1) Os adeptos aumentam a quantidade ingerida de bebida antes de entrar no estádio e passam a ingerir bebidas mais fortes;

2) Entram no estádio em cima da hora do jogo, dificultando o esquema de segurança e gerando tumulto;

3) Os adeptos concentram-se nos bares dos arredores, aumentando a chance de encontro entre adeptos rivais, em espaços sem esquemas de segurança.

Neste documento, o Botafogo refere ainda que «não existe nenhuma fonte ou documento que comprove cientificamente uma redução na violência nos estádios de futebol a partir da proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas».

No dia 11 de março, a FERJ havia permitido, através de um comunicado, a vende de cerveja nos estádios cariocas antes do jogo e no intervalo. Porém a medida durou apenas três dias, devido a uma recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

No próximo mês este tema estará em cima da mesa num debate que vai ser levado a cabo pela FERJ.