Em comunicado, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou que a transferência de Dedé do Vasco da Gama para o Cruzeiro está suspensa devido a uma decisão judicial.

Na base desta decisão estão as dívidas de cerca de 50 milhões de reais (perto de 19 milhões de euros) que o clube vascaíno tem para com a Fazenda Nacional (Estado Brasileiro).

Leia o comunicado:

«A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) recebeu na tarde dessa sexta-feira, 19/04, uma decisão judicial que a impede de transferir os direitos federativos do atleta Anderson Vital da Silva (Dedé). O motivo de tal decisão é um processo da Justiça Federal cujo o autor é a Fazenda Nacional e o réu o Club de Regatas Vasco da Gama. A FERJ acatará toda e qualquer decisão judicial.»

A verdade é que Dedé já tinha sido apresentado em Belo Horizonte e até beijado a camisola do Cruzeiro, e o Vasco da Gama já havia recebido a verba da transferência a que tinha direito (5 milhões de euros) e utilizado para pagar os salários em atraso.