O futebolista Deco, internacional por Portugal, já instruiu advogados para a sua defesa no processo de doping, que resulta de um controlo positivo em março, num encontro do Fluminense, após a contra-análise ter confirmado o resultado inicial.
«Com a confirmação da suspeita de doping após o resultado positivo da contraprova realizado hoje no Laboratório LADETEC (RJ), o atleta Deco já entregou sua defesa ao escritório Bichara e Motta Advogados», informou a assessoria de imprensa do futebolista brasileiro em comunicado.
Na página oficial na Internet do assessor Acaz Fellegger, o futebolista justifica ter rejeitado o advogado Mario Bitencourt, oferecido pelo Fluminense, por preferir «uma defesa independente», mas diz esperar que o clube trabalhe «em conjunto para a defesa da causa».
Salientando o sigilo processual, a assessoria de imprensa de Deco refere que os causídicos vão aguardar a instauração do processo disciplinar na justiça federativa.
«Neste momento, os profissionais envolvidos estão considerando todas as possibilidades a fim de comprovar a absoluta e total isenção do atleta Deco, desde o procedimento de coleta do material analisado até uma possível contaminação dos suplementos alimentares por ele utilizados», pode ler-se no mesmo comunicado.
A assessoria destaca ainda o percurso profissional do médio, de 35 anos, sublinhando que, «em 18 anos de ilibada carreira internacional, o atleta Deco foi submetido a dezenas de exames de dopagem (sempre com resultados analíticos negativos), o que comprova que o mesmo nunca fez uso de nenhuma substância proibida».
Um controlo antidoping feito a Deco, depois do jogo com o Boavista, a 30 de março, da na segunda fase do campeonato estadual do Rio de Janeiro, revelou a presença de furosemida, um diurético.
A furosemida é uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem, por ser um agente mascarante, que pode encobrir a utilização de outros produtos proibidos.
Deco, que em Portugal representou Alverca, Salgueiros e FC Porto, vestiu a camisola de seleção portuguesa em 75 ocasiões e marcou cinco golos, antes de se retirar da equipa após o Mundial2010, tendo ainda jogados nos espanhóis do FC Barcelona e nos ingleses do Chelsea.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.