Esta terça-feira foi dia de convocatória da seleção brasileira para a Taça das Confederações e, mais uma vez, dia de Scolari surpreender os brasileiros.

Juventude, irreverência e pouca ou nenhuma em experiência em Mundiais parece ter sido esse o critério do selecionador brasileiro na lista que elegeu.

Ora se olharmos aos 23 jogadores chamados pelo técnico, reparamos que apenas quatro atletas (Fred, Júlio César, Thiago Silva e Daniel Alves) já marcaram presença num Mundial de futebol. E se apertarmos o critério e olharmos apenas à competição que decorreu há quatros anos na África do Sul, então a lista reduz-se a três com o avançado do Fluminense a ficar de fora. Nomes consagrados como Ronaldinho Gaúcho e Kaká ficaram de fora, quando até vinham a ser chamados nos últimos jogos. Pato e Ramires foram as outras meia surpresas.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao anúncio, Luiz Felipe Scolari tratou de explicar esta sua revolução, porém a sua argumentação assentou em contas pouco certas.

«Tive dificuldades em fechar a lista, é natural (...) Neste grupo, há 14 ou 15 jogadores  - na verdade são 19 - que nunca estiveram num Mundial de futebol, mas para poderem vir a estar no próximo, em 2014, precisam de ter esta oportunidade, até para poder analisá-los numa competição que vale um título», justificou.

O “sargentão” diz estar pronto para as críticas que lhe possam vir a ser movidas por esta escolha, porém diz que esta poderá ser uma aposta «ganha mais para a frente».

Scolari traçou um caminho diferente para a Taça das Confederações, falta agora saber se os jogadores irão corresponder-lhe. 

Os jogadores concentram-se no próximo dia 27 de maio, exceção feita aos atletas que disputarão a Taça Libertadores pelos seus clubes, e o primeiro ensaio deste lote de jogadores é já no dia 2 de junho num encontro particular com a Inglaterra, que marcará a estreia oficial do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

A Taça das Confederações decorrerá no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho. Para além de Brasil, estarão presentes as seleções de Espanha, Itália, Japão, Haiti, Nigéria, Uruguai e México.