Dani Alves está indignado com os casos de racismo que tem assolado o futebol brasileiro. O lateral direito do Barcelona disse não entender "como pode existir racismo no Brasil", um país formado por um "povo negro". O jogador comentava o caso do guarda-redes Aranha, do Santos, que foi insultado por uma adepta do Grémio que o chamou de "macaco".

"Vi o caso do Aranha. Mas nunca houve racismo no Brasil. Havia insultos normais do futebol, coisas do futebol, mas racismo? Nunca. Estou assustado, somos um povo negro. Dizem que temos que dizer afrodescendentes, mas para mim, sou negro. Somos um povo negro. Como pode existir racismo no Brasil? É um absurdo, uma vergonha para o nosso país", disse o brasileiro do Barcelona, em entrevista ao portal brasileiro "Lancenet".

O jogador que tem sofrido atos de racismo em Espanha (como foi o caso da banana), apela a união do povo brasleiro para combater os preconceitos raciais.

"Temos que crescer juntos, darmos as mãos e crescer. Só vamos para frente todos juntos. Somos todos brasileiros, precisamos de nos educar. Para nos desenvolvermos, precisamos de educação. Temos que dar exemplos. O Brasil é isso. Paz, amor e união", atirou.

Na temporada passada, Dani Alves foi alvo de um episódio de racismo durante um jogo com o Villarreal. Um adepto do "submarino amarelo" atirou uma banana ao lateral direito durante um jogo com o Barcelona. A reação de Dani Alves causou surpresa: apanhou a banana e comeu-a, dando origem a campanha anti-racismo nas redes sociais. #somostodosmacacos.