O problema de próstata que obrigou o antigo futebolista brasileiro Pelé a submeter-se a uma operação é de natureza benigna, informaram hoje os médicos, que pretendem dar-lhe alta no sábado

Edson Arantes do Nascimento, de 74 anos, internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Brasil, foi submetido na terça-feira a uma intervenção para corrigir uma hiperplasia, padecimento caraterizado por um aumento da próstata, neste caso, e de acordo com os médicos, "sem incidência de tumores".

Sujeito a uma resseção transuretral da próstata, procedimento que consiste na remoção parcial ou total daquele órgão, aquele que foi um dos melhor futebolistas de sempre continua hospitalizado, mas "sem complicações e com boa recuperação", segundo o boletim médico.

Em novembro do ano passado, Pelé foi internado no mesmo hospital após uma indisposição estomacal, tendo sido então operado a cálculos renais.

Dias depois, o ex-futebolista brasileiro deu novamente entrada no hospital Albert Einstein com uma infeção urinária com complicação renal, tendo sido colocado na unidade de cuidados intensivos, na qual passou cinco dias, em estado considerado grave.

Há três anos, o mais famoso futebolista de sempre e três vezes campeão do Mundo, já esteve internado no mesmo hospital, para uma cirurgia na anca. Na cirurgia, retiraram-lhe parte do osso e colocaram uma prótese de titânio e cerâmica.

Pelé é o único jogador que venceu por três vezes o Mundial: conseguiu-o em 1958, na Suécia, em 1962, no Chile, e em 1970, no México.