O Santos FC foi condenado pela justiça brasileira a pagar 18 milhões de euros à Doyen por causa de Leandro Damião. O clube da Vila Belmiro fez um empréstimo ao fundo de investimento para a contratação do avançado em 2014 mas nunca chegou a pagar.

A decisão do Fórum Cível de São Paulo obriga o Santos a pagar a dívida em três dias, bem como os honorários dos advogados, fixados em 10 por cento do valor total, ou seja, cerca de 1,8 milhões. Se o clube não pagar, terá bens penhorados. O Santos FC pode recorrer.

Leandro Damião assinou pelo Santos FC em dezembro de 2013. O clube recorreu à Doyen para comprar o avançado ao internacional de Porto Alegre por 13 milhões de euros, sendo que teria de pagar juros de 10 por cento ao ano. A verba deveria ser devolvida ao grupo de investimento até ao final do contrato de Damião com o Santos FC.

O acordo previa ainda que Damião poderia ser vendido, por uma verba nunca inferior a 18 milhões de euros. Se deixasse a Vila Belmiro a custo zero, então o Santos teria de pagar esse valor à Doyen.

Ora Leandro Damião deixou o Santos a custo zero em janeiro de 2016 e assinou pelo Bétis de Sevilha, depois de uma batalha de quase um ano na justiça para conseguir a desvinculação.

Esta é mais uma vitória da Doyen, que recentemente viu o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) condenar o Sporting a pagar mais de 12 milhões de euros no âmbito da transferência de Marcos Rojo para o Manchester United.