A Chapecoense, cujo plantel de futebol foi vítima de um acidente de aviação na Colômbia, vai receber na quarta-feira o troféu da Taça Sul-Americana durante o sorteio da Taça dos Libertadores de 2017.

A entrega do troféu por parte da Conmebol surge na sequência de um pedido do Atlético Nacional, da Colômbia, a 05 de dezembro, para que o seu adversário brasileiro fosse consagrado, desejo que foi aceite a agora será cumprido oficialmente.

O acidente ocorreu a 28 de novembro, quando o avião que transportava o clube brasileiro para o desafio da primeira mão da final da prova caiu em Cerro Gordo, a 17 quilómetros do aeroporto de Medellín, supostamente por falta de combustível: morreram 71 dos 77 ocupantes.

Entre as vítimas mortais estavam quase todos os jogadores da Chapecoense, bem como dirigentes e jornalistas que a acompanhavam.

Durante o sorteio, o Atlético Nacional vai receber o prémio Fair Play Centenário Conmebol, sendo encarado como o vice-campeão.

“O reconhecimento a estes dois grandes clubes sul-americanos demonstra a grandeza do nosso futebol e recorda-nos a importância do valor do espírito da paz, da compreensão e o jogo limpo entre adversários”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.