A Procuradoria-Geral do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva indiciou hoje o Vasco da Gama e o Atlético Paranaense pelos graves incidentes ocorridos no encontro de domingo entre as duas equipas, da última jornada do campeonato brasileiro de futebol.

Devido a esta acusação, o Atlético Paranaense poderá ser castigado com 20 jogos à porta fechada, além de ter de pagar uma multa de 100.000 reais (cerca de 32.000 euros), de acordo com a imprensa local.

Já o Vasco da Gama também poderá ter de pagar uma multa de semelhante valor e jogar 10 encontros à porta fechada.

A Procuradoria também acusou o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, por considerar que este «não deveria ter iniciado o encontro».

Os violentos confrontos de domingo no estádio Arena de Joinville chocaram o país organizador do Mundial2014 e foram mesmo condenados pela presidenta Dilma Rousseff.

O jogo, que o Paranaense ganhou por 5-1, levando à descida de divisão dos cariocas, foi interrompido por cerca de uma hora, para que os tumultos fossem ultrapassados e se assistissem os feridos, três dos quais com gravidade, que continuam hospitalizados.

Entretanto, a polícia confirmou hoje que três dos intervenientes foram detidos e serão acusados de «tentativa de homicídio» e «associação ilícita».