Doze pessoas foram hoje detidas numa operação especial da polícia de três Estados brasileiros, no seguimento da investigação aos incidentes na última jornada do Campeonato brasileiro de futebol, dos quais resultaram quatro feridos.

Os detidos fazem parte das claques organizadas do Atlético Paranaense e do Vasco da Gama, cujo encontro na 38.ª e última jornada do Brasileirão foi interrompido devido à gravidade dos confrontos nas bancadas.

Na operação, designada “cartão vermelho”, estiveram envolvidos comissários e detetives da polícia civil dos estados de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com as autoridades, e num primeiro balanço, foram detidas nove pessoas no Paraná, duas em Santa Catarina, onde se disputou o encontro, e uma no Rio de Janeiro, cidade sede do Vasco da Gama.

Os incidentes aconteceram na Arena de Joinville, em Santa Catarina, num jogo decisivo para as duas equipas: o Atlético acabou por ganhar por 5-1 e garantiu a qualificação para a Taça Libertadores e o Vasco desceu de divisão.

Os confrontos, de que resultaram quatro feridos, três dos quais com gravidade, mas todos já com alta médica, ocorreram a 8 de dezembro e tiveram larga repercussão na imprensa internacional, devido ao facto de o Brasil organizar o Mundial no próximo ano.