O Santos anunciou sexta-feira que que tomará na próxima semana uma posição oficial sobre a transferência do futebolista Neymar para o FC Barcelona, negócio que já motivou a demissão do presidente dos catalães, Sandro Rosell.

Num curto comunicado no seu site oficial na Internet, o clube paulista diz continuar a acompanhar “atentamente todas as informações que vêm da Europa”, assegurando que se irá “manifestar na próxima semana”.

Já esta semana, o presidente do Santos, Odílio Rodrigues, afirmou estar a estudar a possibilidade de acionar todas as medidas legais que permitam reclamar mais dinheiro ao FC Barcelona pela venda do internacional brasileiro.

Como foi divulgado oficialmente pelo “Barça”, a transferência de Neymar custou ao clube catalão pouco mais de 57 milhões de euros, mas suspeita-se que este valor poderá ter chegado a uma cifra superior a 90 milhões pelas comissões pagas.

Os rumores sobre o valor real do negócio motivaram a demissão de Rosell, que quinta-feira abandonou o FC Barcelona devido à “acusação injusta” de que estava a ser alvo.

“Penso que a minha etapa aqui terminou”, disse Sandro Rosell na conferência de imprensa convocada de urgência na quinta-feira, um dia depois de um juiz ter aceitado uma queixa de um adepto relativa aos valores da transferência de Neymar.

Rosell apresentou a sua decisão de forma “irrevogável” e comunicou que o atual vice-presidente, Josep Maria Bartomeu, assumirá a presidência do FC Barcelona até 2016.