Esta semana ficaram a conhecer-se os contornos do acordo que levou o FC Porto a ceder Walter ao Fluminense até dezembro de 2015. Segundo adianta o Globoesporte, a cedência do jogador prevê o pagamento de uma verba de 25% dos seus direitos económicos ou o empréstimo de dois jovens atletas formados no clube do Rio de Janeiro.

Isto é, o "Flu" terá de pagar aos "dragões" cerca de 2,125 milhões de euros até ao final deste ano ou apresentar jogadores jovens que agradem ao clube da cidade Invicta para saldar a dívida que ainda se encontra por saldar. "Este é um assunto que vamos resolver em dezembro", disse Peter Siemsen, presidente do clube, à imprensa brasileira.

No entanto, o clube carioca encontra-se a atravessar um período de grandes dificuldades financeiras e conta enviar um representante a Portugal para negociar novamente a ida do avançado de 25 anos para "terras de Vera Cruz". A intenção da formação "tricolor" é reduzir o montante inicialmente acordado ou pagá-lo em prestações.

O valor foi incluído no último relatório de contas – na área "Clientes – Transações com passes de jogadores”", daí que se conheça agora a quantia em questão.

Em 2010, os "dragões" pagaram seis milhões de euros por 75% por cento do passe do atleta, tendo posteriormente alienado 25% à Pearl Design Holding Ltd por 2,125 milhões de euros, e cederam 10% à empresa Gool Co. Depois de ceder 25% dos direitos económicos do avançado ao Fluminense, o FC Porto detém apenas 15% do passe de Walter.

Ao longo desta temporada, o ponta-de-lança - que tem contrato com o FC Porto até 2017 - soma nove golos em 34 partidas, mas não tem sido aposta regular no clube brasileiro e falhou mesmo oito jogos consecutivos nos passados meses de setembro e outubro.