O Botafogo, um dos clubes históricos do Rio de Janeiro, foi hoje derrotado no terreno do Santos, por 2-0, e pela segunda vez na sua história foi despromovido do principal campeonato brasileiro de futebol

Na 37.ª e penúltima jornada da Série A, o desaire frente ao Santos deixou o Botafogo na penúltima posição do campeonato e sem qualquer hipótese de fugir à descida de divisão, uma situação que o emblema alvinegro tinha vivido apenas uma vez na sua história, em 2002.

Um “bis” do internacional “canarinho” Leandro Damião, aos 48 e 90 minutos, assegurou a vitória do Santos e confirmou o destino do Botafogo, que tem no seu plantel alguns jogadores que passaram pelo futebol português, como Airton (ex-Benfica) e Carlos Alberto e o argentino Bolatti, ambos ex-FC Porto.

O Botafogo, campeão brasileiro por uma única vez, em 1995, vai acompanhar o Criciúma na descida para a Serie A, enquanto Bahia e Vitória, ambos em zona de despromoção, ainda lutam pela permanência, assim como o Palmeiras.

Nesta ronda, destaque ainda para o São Paulo, que, com um empate caseiro (1-1) perante o Figueirense, assegurou o estatuto de vice-campeão, atrás do Cruzeiro.