Os clubes brasileiros vão ser castigados com perda de pontos no seu campeonato se os jogadores denunciarem ordenados em atraso, anunciou esta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O organismo apenas vai aceitar denuncias dos próprios jogadores, dos seus advogados ou dos sindicatos, segundo o regulamento "jogo limpo laboral", que vai punir com a subtração de três pontos por cada jogo em que perdure a irregularidade.

O jogador afetado poderá denunciar o seu próprio clube se este se atrasar mais de 30 dias no pagamento, mas, até que seja aplicada a sanção, o Tribunal Superior de Justiça Desportiva da CBF vai aguardar 15 dias para que seja regularizada a situação.

Estas acusações podem ser feitas até um mês depois do fim dos campeonatos dos três primeiros escalões do futebol brasileiro, aos quais se aplica este regulamento.
Além de retirar pontos, estão ainda previstas multas e a proibição de realizar novas contratações.

Este regulamento, inspirado num aplicado desde 2012 no campeonato regional de São Paulo, onde todas as denuncias registadas até agora foram resolvidas com acordos entre os clubes e os jogadores, pelo que nunca foram retirados pontos.

O atraso nos salários é recorrente no Brasil e no ano passado pelo menos oito equipas da primeira divisão estiveram um ou mais meses sem regularizar os pagamentos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.