Futebolistas de vários clubes brasileiros protestaram hoje contra a corrupção na modalidade e pediram a renúncia “imediata” do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, que está a ser investigado pela justiça norte-americana.

Na última jornada do campeonato brasileiro, os futebolistas cruzaram os braços durante alguns segundos, em sinal de repúdio pela “corrupção na CBF”.

O protesto organizado pelo Bom Senso FC, uma associação que junta cerca de mil futebolistas da primeira à quarta divisão, defendeu a convocação de novas eleições “livres e democráticas” para a presidência da CBF.

Os futebolistas pediram a saída de Del Nero, que na semana passada pediu uma licença provisória do cargo de presidente, para poder defender-se das acusações que enfrenta, tanto pela justiça dos Estados Unidos, como do Comité de Ética da FIFA.

Na jornada de hoje, o São Paulo assegurou uma vaga na edição de 2016 da Taça Libertadores, ao terminar no quarto lugar do campeonato, graças à vitória por 1-0 no terreno do Goiás, juntando-se aos já qualificados Corinthians, que se sagrou campeão, Atlético Mineiro, Grémio e Palmeiras, como vencedor da Taça do Brasil.

No pólo oposto, Vasco da Gama, Avaí e Goiás foram despromovidos ao segundo escalão, ao qual já estava 'condenado' o lanterna-vermelha Joinville.