Acidente/Chapecoense

29-11-2016 20:40

Encontradas caixas negras do avião que caiu na Colômbia

Na conta da Aeronáutica Civil da Colômbia na rede social Twitter, lê-se que as caixas negras foram encontradas "em perfeito estado".
Destroços do avião que transportava a comitiva da Chapecoense
Foto: Lusa

Destroços do avião que transportava a comitiva da Chapecoense

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Aeronáutica Civil da Colômbia encontrou hoje as duas caixas negras do avião em que seguia e equipa brasileira do Chapecoense e que caiu na segunda-feira à noite perto da cidade de Medellín.

Na conta da Aeronáutica Civil da Colômbia na rede social Twitter, lê-se que as caixas negras foram encontradas "em perfeito estado".

A mesma entidade informou que já foram retirados do local 72 corpos e deu conta de seis sobreviventes.

O 'site' que acompanha o tráfego aéreo mundial Flight Radar 24 mostra que o avião deu duas voltas antes de cair.

Segundo o portal de notícias brasileiro G1, a carta de aproximação ao aeroporto José Maria Cordova, em Medellín, indica que essas voltas são compatíveis com o trajeto antes de pousar.

A carta indica os procedimentos a fazer para pousar por instrumentos, a operação comum quando as condições de visibilidade não são boas.

De acordo com o documento, o avião tem que descer em círculos para evitar montanhas na zona.

Entretanto, respondendo a um pedido colombiano, as autoridades britânicas anunciaram o envio de três investigadores para o local, que deverão chegar na quarta-feira.

Os investigadores irão acompanhados de representantes do grupo BAE Systems, fabricante britânico do avião que caiu.

Segundo a Aeronáutica Civil da Colômbia, o avião despenhou-se perto do aeroporto internacional de Medellín com 81 pessoas a bordo.

A equipa do Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

O aeroporto de Medellín informou que o avião declarou-se em emergência" às 22:00 locais (03:00 em Lisboa) "por falhas técnicas".

Conteúdo publicado por Sportinforma