O Chapecoense é a equipa brasileira mais falada do momento depois de o avião onde viajavam ter caído na Colômbia. A equipa, que vivia um momento de glória e que estava a caminho da primeira final da Taça Sul-Americana na história do clube, era um caso a estudar no futebol brasileiro. Mas quem é a Chapecoense ?

Longe de ter o estatuto dos grandes clubes do Brasileirão, a Chapecoense tinha vindo a conquistar o seu espaço dentro da elite do futebol brasileiro. Em seis anos, esta formação alcançou a proeza de sair da quarta divisão até à séria do Brasileiro, e este ano tinha Caio Júnior ao leme

No Brasileirão desta temporada a Chapecoense fez um campeonato tranquilo e sem sustos de despromoção. A uma jornada do fim, e depois de terem sido a equipa com quem o Palmeiras conquistou o título, a turma de Caio Júnior seguia na 9ª posição, bem no meio a tabela. O campeonato do Brasil não era a prioridade e a Copa do Brasil também ficou arredada relativamente cedo com uma eliminação às mãos do Atlético Paranaense por 1-1 nas duas mãos da eliminatória.

Posto isto, o foco da temporada voltava-se para a Taça Sul-Americana. Foi a campanha do ‘Chapecó’ na prova que lhes ganhou a fama de equipa do conto de fadas. Partindo da quarta divisão, a formação do Chapecoense chegou a finalista da prova.

Sob a orientação do treinador Caio Júnior, a ‘Chape’ começou a caminhada para a história que terminou em tragédia. Apostou todas as fichas na Taça Sul-Americana. Na primeira participação sob a liderança do novo técnico, a equipa manteve-se viva durante os confrontos com Indepediente, Corinthians e San Lorenzo e acabou por ultrapassar as equipas que eram vistas como as favoritas para garantir um lugar numa final internacional inédita.

Era esse encontro, o jogo da final frente ao Atlético de Medellín que causou a fatídica viagem para a morte de quase toda a equipa. A Chapecoense estava a poucos minutos de aterrar na cidade colombiana quando, devido a uma falha técnica, o avião se despenhou vitimando quase todos os passageiros.

A equipa brasileira ia disputar a primeira mão a final frente à formação colombiana, mas devido ao incidente, esta competição foi suspensa pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Desta equipa, faz parte o guarda-redes Marcelo Boeck. O brasileiro, que se encontra no emblema de Chapecó por empréstimo do Sporting, não estava no avião, uma vez que não tinha sido convocado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.