Futebol internacional

18-04-2017 23:59

Supremo Tribunal do Brasil mantém Sport Recife como campeão brasileiro de 1987

Batalha legal com o Flamengo arrastava-se desde 1988.
Supremo Tribunal do Brasil mantém Sport Recife como campeão brasileiro de 1987
Foto: Leo Caldas / AFP

Supremo Tribunal do Brasil mantém Sport Recife como campeão brasileiro de 1987

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Supremo Tribunal do Brasil decidiu hoje contra o recurso apresentado pelo Flamengo acerca do Campeonato brasileiro de futebol de 1987, assim atribuído ao Sport Recife, numa batalha legal que se arrasta desde 1988.

A decisão do painel, com três votos a favor, um contra e uma abstenção, resolve uma disputa que se arrasta há quase 30 anos, declarando o Recife como vencedor, o único título do mais alto escalão brasileiro do palmarés do clube.

O problema surgiu quando os clubes decidiram criar um campeonato brasileiro devido aos problemas financeiros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ainda assim organizou uma competição com os clubes que ficaram de fora.

O Flamengo, cinco vezes campeão brasileiro, ganhou o Copa União, organizada pelos clubes, e o Sport venceu a outra prova, com a CBF a tentar organizar uma ‘finalíssima’ entre os dois, sugestão rejeitada pelo ‘mengão’.

Em fevereiro de 1988, surge a primeira participação em tribunal, e o caso arrastou-se por diversas instâncias ao longo das décadas seguintes, com quase todas as decisões favoráveis ao Sport.

Em 2011, a CBF tentou instituir os dois emblemas, atualmente a disputarem o 'Brasileirão', como campeões, decisão derrubada pelo Supremo nesse mesmo ano, antes de atribuir hoje, em definitivo, o troféu ao clube de Recife.

Ainda assim, o Flamengo recusou aceitar a atribuição do título, e numa publicação na página oficial na rede social Facebook intitulou-se como “campeão brasileiro de 1987”, estando a avaliar a possibilidade de novas ações judiciais.

Conteúdo publicado por Sportinforma