O Bayer Leverkusen quebrou hoje o recorde de vitórias do Bayern Munique no campeonato alemão de futebol, ao impor-se por 2-1 no estádio do líder, que sofreu a primeira derrota na prova, à passagem da nona jornada.

Após oito triunfos consecutivos, a equipa bávara foi surpreendida em casa pelo Leverkusen, que não ganhava no recinto do Bayern Munique há 23 anos, mas manteve-se isolada no primeiro lugar, com quatro pontos de vantagem sobre o Schalke 04.

Os anfitriões, que alinharam sem o influente avançado francês Ribéry, dominaram durante grande parte do jogo, mas chegaram ao intervalo a perder por 1-0, na sequência do golo marcado pelo avançado Kiessling, aos 42 minutos.

O avançado Mandzukic, melhor marcador da “Bundesliga”, com oito golos, restabeleceu o empate aos 77 minutos, mas, quando se esperava que o Bayern de Munique carregasse sobre o adversário na expectativa de prolongar o seu recorde de vitórias, o defesa Boateng marcou na própria baliza, aos 87, e deitou por terra essa possibilidade.

Um dos grandes beneficiados da ronda foi o Schalke 04, vencedor do confronto de sábado com o Nuremberga (1-0), que não só se aproximou inesperadamente do Bayern como ascendeu ao segundo lugar da prova, ultrapassando o Frankfurt, atual terceiro posicionado.

Para consegui-lo, o Schalke 04 contou com a ajuda do Estugarda, que hoje venceu por 2-1 o Frankfurt, com golos de Gentner e Ibisevic, aos seis e 84 minutos, respetivamente, de pouco valendo o tento de Meier para os visitantes, aos 67.

O Hannover-Borussia de Moenchengladbach foi um jogo atípico: após um “nulo” ao intervalo, a equipa da casa chegou a uma vantagem de 2-0 no início da segunda parte, mas os visitantes deram a volta ao resultado nos últimos 20 minutos e impuseram-se por 3-2.