A primeira edição do Campeonato de Futebol Sub-13 intitulada "Liga Play" arranca neste sábado, 18, a partir das 14 horas, no campo do Sucupira, Achada Santo António. Trata-se de uma iniciativa que junta pela primeira vez 13 escolas e 300 crianças.

A competição decorrerá no formato "todos contra todos" e estão previstas 13 jornadas (uma jornada para cada fim de semana) . Os jogos, três aos sábados e três aos domingos, decorrerão sempre à tarde, no Campo do Sucupira.

Segundo Patrick Borges, da Comissão Instaladora, o campeonato tem por objetivo desenvolver competências e valores, fomentar inclusão social e troca de experiências entre crianças dos diferentes bairros, além de promover a cidadania e ética no futebol para que as crianças se sintam também mais valorizadas e motivadas.

"Fundei a EPIF em 1990 e grande parte dos jogadores da seleção cabo-verdiana de futebol foram formados na escola e muitos deles foram negociados à volta de todo o mundo. Não se deu muito nas vistas, porque não existia esses campeonatos que já deviam existir", frisou o fundador e diretor técnico da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), José Maria Lobo "Djédji", que salientou ainda que vale a pena apostar no futebol de formação e na criação de uma verba dedicada à modalidade.

É de realçar que a "Liga Play" é levada a cabo por uma Comissão Instaladora, constituída por representantes dessas escolas, com experiência comprovada na área e por jovens empresários amantes do futebol.

O campeonato é patrocinado pela empresa Unitel Tmais e conta com o apoio da Câmara Municipal da Praia, Direção-geral do Desporto, Tecnicil, Associação Regional de Futebol de Santiago Sul e com o reconhecimento da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Equipas participantes:

1 Achada Grande Trás
2- Tropa – EFDP
3- EPIF
4- Bairro
5-Castelão
6-Sporting
7-Maracana – Ponta D’Água
8-Achada Mato
9-Blitz – Vila Nova
10-EFSOD – Viveiros Estrelinhas
11-Bola para Frente
12-Predio
13- Lém- Ferreira