O antigo árbitro internacional de futebol, Osvaldino Vieira Andrade, “Scola” anunciou, na cidade da Praia, a sua candidatura à presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

Osvaldino Andrade disse estar convicto de que reúne todos os requisitos para concorrer à presidência da federação nacional da modalidade e que vai contar com o voto da maioria das associações regionais na assembleia eletiva de 2013.

Na sua apresentação pública, Andrade elogiou o ainda presidente federativo Mário Semedo pelo «trabalho meritório» no plano internacional mas criticando-o também, indicando que «teve uma grande lacuna a nível interno».

Apontado como sendo uma figura controversa, Osvaldino Andrade indicou, de entre outras supostas irregularidades, que a grande maioria das associações regionais funcionam na ilegibilidade, alegando que os seus estatutos nunca foram oficializados e publicados no Boletim Oficial.

Em relação a possível concorrência para a sucessão de Mário Semedo, Osvaldino Andrade diz não ter dúvidas de que a sua candidatura vai ser a melhor de todas que vierem a surgir, ressalvando mesmo que posiciona-se na «linha da frente» e que está melhor preparado para liderar o destino do futebol cabo-verdiano.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, anunciou há muito que não vai se recandidatar na próxima assembleia-geral depois de ter cumprido já onze anos de liderança.

Desde o anúncio de Mário Semedo este é o segundo interessado a assumir a direção da FCF.
O dirigente desportivo e presidente do Lapamoa (equipa de futebol da segunda divisão) no município da Praia, Anselmo Santos, foi a primeira figura a anunciar a sua candidatura ao cargo.