O antigo árbitro cabo-verdiano que se destacou à causa social, desportiva e política, Osvaldino Andrade Vieira, faleceu na tarde de sexta-feira, nesta cidade da Praia, vítima de uma repentina má disposição.

«Scola», como era vulgarmente conhecido nas lides desportivas, esteve recentemente internado no Hospital Central da Praia, mas nos últimos dias vinha colaborando, ainda que debilitado, com a Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, na organização do Campeonato de Cabo Verde de sub-17, que se realizada na cidade da Praia.

Ainda no fim de semana passado organizou um torneio quadrangular no Campo Sucupira, em Achada de Santo António, para equipas veteranos da Praia para homenagear o antigo jornalista das edições VOZDIPOVO, Luís Tavares, atualmente a padecer com problemas de visão.

Já no início desta semana, Vieira Andrade anunciara a sua pré-candidatura à presidência da Federação Cabo-verdiana de Futebol, cuja eleição está agendado para 2013.

O presidente da ARFSS, Mário Donnay Avelino, disse à Inforpress que recebeu a morte deste “companheiro de estrada” com muita surpresa, considerando mesmo de uma “perda irreparável” não só para o futebol, mas também pelas causas sociais “dado à sua forma ativa de estar na sociedade”.

Donnay Avelino avançou que neste momento a ARFSS está a estudar a possibilidade de adiar para Domingo a final do Campeonato de Cabo Verde de futebol de sub-17, calendarizado para hoje, e que todas as atividades da associação estão suspensas, inclusive a realização dos jogos do Campeonato de Veteranos.

No campo da política, Osvaldino Andrade esteve ligado a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) e mais recentemente ao Partido Social Democrático.

O corpo do malogrado encontra-se na casa mortuária do Hospital Dr. Agostinho Neto para autopsia para se apurar a verdadeira causa da morte.

O funeral está agendado para a tarde de hoje, no cemitério da Várzea, na cidade da Praia.