A equipa sub-18 do Batuque Futebol Clube participa neste fim-de-semana, em Lisboa, num torneio internacional denominado Youth Cup 2012, a convite do Sport Lisboa e Benfica, que saúda o 6º aniversário do seu centro de estágios.

Nesta segunda edição do evento, o Benfica junta em Lisboa, para além do Batuque, alguns clubes de maior prestígio a nível mundial na área do futebol de formação como Barcelona, Manchester City, Atlético de Madrid e Borrussia de Dortmund.

Segundo um responsável do Batuque Futebol Clube esta iniciativa já é fruto do recente protocolo de cooperação rubricado entre o Benfica e o clube do Mindelo, aquando da visita, semana passada, do presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, à ilha de São Vicente.

«Todas as despesas com a deslocação e a estadia, por exemplo, são suportadas pelo Benfica», acrescentou a fonte da Inforpress.

Armando Jorge Carneiro, diretor-geral do Centro de Formação e Treino do Benfica, em declarações ao site do clube lisboeta, destacou a presença de grandes emblemas europeus na prova, uma forma, acrescentou, de o clube aferir e partilhar as «boas práticas» que os grandes clubes europeus estão a desenvolver ao nível da formação.

O evento tem início na noite de hoje com uma conferência sobre o tema «Como formar jogadores vencedores», que contará com a participação de responsáveis dos clubes que participam no Youth Cup 2012.

O programa do torneio inclui três jogos no sábado, 22, e dois desafios no domingo, 23, no Caixa Futebol Campus, centro de estágio do Benfica, no Seixal, os quais serão transmitidos em directo pelo canal Benfica TV.

Eis o calendário do torneio em que os plantéis do futebol de formação do Benfica efetuam jogos de exibição com os clubes convidados.

Sábado, 10h00, hora de Portugal continental, Sport Lisboa e Benfica - Batuque FC (Juniores), 15h00, Sport Lisboa e Benfica - FC Barcelona (Iniciados), 17h00, Sport Lisboa e Benfica - Manchester City (Juvenis B).

Para domingo, 23, estão calendarizados os jogos Sport Lisboa e Benfica - Atlético Madrid (Iniciados B), às 09h00, e Sport Lisboa e Benfica - Borussia Dortmund (Juvenis A), às 11h00.