A Liga Europa conta este ano com o maior contingente de sempre de cabo-verdianos. Nos jogos da 1ª jornada, muitos foram os crioulos que espalharam a sua classe na segunda competição de clubes mais importante da Europa.

Em Alvalade, assistimos a um duelo de primos cabo-verdianos. O Sporting de Gelson Fernandes empatou a zero bolas com o Basileia de Adilson Cabral. Um resultado que agradou mais ao cabo-verdiano do Basileia.

Stopira foi titular na derrota do Videoton frente ao Genk da Bélgica. O lateral esquerdo cabo-verdiano atuou durante os 90 minutos na equipa húngara, treinada pelo português Paulo Sousa.

Em Nicósia, Carlitos não esteve em campo no empate do AEL Limassol a zero bolas frente aos alemães do Borussia de Mönchengladbach, que falharam um penalty no último minuto.
Nhuk continua de "pedra e cal" no onze do Marítimo. Ontem o internacional cabo-verdiano foi substituído aos 54 minutos, no empate entre os madeirenses e o Newcastle a zero bolas.

Nhuk esteve num dos lances mais perigosos dos maritimistas, quando o guarda-redes contrário negou o golo aos madeirenses na sequência de um canto marcado por Héldon "Nhuk".

Nivaldo estreou-se na Europa e entrou na história da Académica ao figurar no onze da "briosa" que regressou às competições europeias, 41 anos depois. O "tubarão azul" foi titular no lado esquerdo da defesa "estudantil" mas foi incapaz de travar os checos, que venceram por 3-1.

Na Champions, também há "tubarões azuis" a "nadarem" na liga milionária. Zé Luís entrou na 2ª parte do Sp. Braga 0-2 Cluj mas não conseguiu ajudar os minhotos a darem a volta ao marcador.

Quem também se estreou com o pé esquerdo na Liga dos Campeões foi Ryan Mendes. O internacional cabo-verdiano entrou na segunda parte na derrota caseira do Lille frente ao Bate Borisov por 1-3. Ryan jogou 44 minutos e teve nos pés a possibilidade de estrear-se com golo mas o guarda-redes Andrei Gorbunov, com uma defesa apertada, negou-lhe o golo.

As provas da UEFA voltam no próximo dia 2 de outubro, antes dos compromissos das seleções. A Seleção de Cabo Verde jogará com os Camarões, na 2ª mão da última eliminatória de acesso ao CAN´2013. Na 1ª mão venceu por 2-0 na cidade da Praia.