Cabo Verde caiu doze posições na tabela das melhores seleções do Mundo. Na atualização do mês de novembro, os "tubarões azuis" aparecem na 63ª posição, depois de no mês passado terem conseguido alcançar o 51º lugar, a melhor classificação de sempre no ranking.

Para esta descida de doze posições muito contribuiu a derrota ante os Camarões em Yaoundé mas que valeu o apuramento para o CAN2013, face ao resultado da 1ª mão na Várzea.

Apesar da queda, a formação orientada por Lúcio Antunes é a melhor colocada, das que integram o Grupo A do CAN2013. Marrocos está na 72ª posição (subiu três lugares), Angola é 79º (ganhou quatro lugares) enquanto a África do Sul é a pior colocada, na 84ª posição, depois de cair oito lugares.

Dos adversários de Cabo Verde no apuramento ao Mundial2014, a Tunísia é a melhor classificada, na 46ª posição. A Serra Leoa também está a frente de Cabo Verde, no 61º lugar, já a Guiné Equatorial é 95º no ranking, apesar de ter subido dez lugares.

Cabo Verde é o melhor dos países dos PALOP, à frente de Angola, Moçambique (110º lugar), S. Tomé e Príncipe (133º) e Guiné-Bissau (175º)

O ranking continua a ser liderado pela Espanha, seguido da Alemanha e da Argentina, que roubou o terceiro lugar a Portugal, que agora é quarto. Itália subiu três posições e é quinto. O Brasil (13º) continua fora do top ten. A Costa do Marfim é a melhor seleção africana, estando na 15ª posição.