O início da época futebolística 2012/2013 da Boa Vista está a ser marcado pela contestação do resultado do jogo da Supertaça por parte da equipa do Juventude, derrotada por 2-0 pela Académica.

A equipa do Juventude protestou o jogo com a Académica após derrota na 4ª edição da Supertaça, disputada no dia 17 de novembro, no Estádio Arsénio Ramos, em Sal-Rei, alegando utilização indevida dos jogadores.

O presidente da Juventude, Manuel António Silva, disse à Inforpress que o protesto relaciona-se com a «utilização indevida» de cinco futebolistas pela Académica, o que contraria as leis da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e que, por isso, «deve ser punida por tal ato».

«Usaram quatro jogadores estrangeiros e, para além disso, usaram um jogador que deveria cumprir castigo», disse Manuel António.

Por sua vez, Emanuel Almeida, Presidente da Académica da Boa Vista reconheceu o erro, que ligou a «distrações» do seu clube no ato de inscrição dos futebolistas.

Mas, o Juventude, acrescentou, também jogou ilegalmente porque as inscrições das equipas deveriam ser feitas 72 horas antes do jogo e ela foi só feita um dia antes, acrescentando que vão submeter um recurso ao protesto.

O protesto foi submetido às deliberações do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol, sendo que, em caso de recurso, caberá à FCF interpor o mesmo no prazo de dez dias úteis contados da data da notificação da deliberação recorrida, de acordo com o artigo 102º, número 2, do Regulamento Geral da FCF.

Uma outra novidade no arranque da época futebolística é a ausência da equipa da Sanjoanense no Torneiro de Abertura, «por razões financeiras», mas sob a garantia que vão participar no campeonato regional, segundo Carlos Vieira, secretário da Associação Regional de Futebol.

O Torneio de Abertura iniciou-se no passado dia 24 com vitórias da Académica sobre o Sporting por 2-0, do África Show ante a Juventude por 1-0 e do Onze Estrelas, que goleou Desportivo por 4-1.

A próxima jornada contempla os jogos Sal Rei - Onze Estrelas, Académica - África Show e Juventude - Sporting.

O Torneio de Abertura deverá terminar no dia 13 de janeiro de 2013, com o clássico Académica - Sal-Rei, as duas equipas com maior tradição de vitórias na ilha da Boa Vista.