Os extremos da tabela classificativa do campeonato de futebol de São Vicente da 1ª divisão tocam-se este fim de semana, quando Mindelense, 1º classificado, defrontar a Académica, último, em jogo que encerra a 1ª volta da prova.

Este jogo é um clássico local que outrora fazia encher o estádio, assume este sábado «apenas» o estatuto de partida entre o primeiro e o último, «coisa estranha» para os adeptos que seguem o futebol da ilha de São Vicente.

A Académica, que ostenta títulos de campeão de São Vicente e de Cabo Verde, luta este ano para se manter na 1ª divisão, luta difícil, já que em seis jogos conseguiu apenas um ponto e vai dobrar a primeira volta no último lugar, mesmo que ganhe ao Mindelense.

O Mindelense, por seu lado, está a fazer uma época «em grande», conta por vitórias os seis jogos que já disputou no campeonato, soma, portanto, 18 pontos, e, a uma jornada do fim da primeira volta, já deixou os adversários mais diretos a oito pontos de distância.

No meio desportivo sanvicentino é voz corrente que o Mindelense não vai deixar escapar mais este título regional, a questão é saber «a quantas jornadas do fim» irá festejar o título, como apregoa um torcedor encarnado.

Quadro dos jogos da 7ª e penúltima jornada do campeonato de São Vicente da 1ª divisão: sábado, 16, Mindelense – Académica e Amarante – Ponta de Pom, domingo, 17, Castilho – Falcões do Norte e Batuque – Dérbi.

Na classificação, a uma jornada do fim da primeira volta, o Mindelense é líder isolado, com 18 pontos, seguido de Dérbi e Falcões do Norte, ambas com dez pontos, e Castilho e Amarante, com os mesmos nove pontos.

Batuque, campeão em título, é sexto da tabela com sete pontos, Ponta de Pom é sétimo com cinco pontos, e, finalmente, a Académica do Mindelo, último da classificação com um ponto.