A Escola Salesiana de São Vicente e a Fundação Real Madrid têm em  funcionamento, no Mindelo, um projeto desportivo e social que visa a  formação integral de crianças através da prática do desporto.

Denominado Escola Sociodesportiva Salesiana, este projeto, que funciona  há cinco meses com 80 crianças dos 11 aos 17 anos, de ambos os sexos, é  «especial» segundo o coordenador, Pe. Gonçalo Carlos, porque aposta em  valores e «está dentro da pedagogia» salesiana. «Referimo-nos aos valores de São João Bosco, de uma educação integral, para a convivência, para a paz, para a cidadania e para o intervencionismo de cada beneficiário, ou seja, uma educação para a  felicidade», acrescentou o  sacerdote.

Por enquanto, as crianças abrangidas pelo projecto são recrutadas na  Escola Salesiana, instituição que é parte integrante do sistema educativo cabo-verdiano, mas a ideia, no futuro, é «abrir a alunos de  outras escolas». 

Depois de ter recebido formação de treinadores e equipamentos  desportivos da Fundação Real Madrid, a Escola Sociodesportiva Salesiana de São Vicente arrancou com três treinadores, uma assistência social e o coordenador, sendo o futebol e o basquetebol as modalidades eleitas.

«Queremos descobrir talentos, é certo, mas o mais importante é trabalhar  para melhorar a autoestima, buscar a participação e motivação dos  nossos alunos», lança o treinador da modalidade de basquetebol Bertilo Fonseca. Opinião corroborada por Pe. Gonçalo: «É certo que os alunos vibram com o nome Real Madrid mas temos que seguir além deste grande nome do desporto mundial, e de outras figuras como Cristiano Ronaldo, e ir para os valores da formação integral do homem».

A Fundação Real Madrid financia a escola com o montante de 17 mil euros (cerca de 1900 contos), incluindo nesse montante os equipamentos para o seu funcionamento durante dez meses. Neste momento já foi desbloqueada a primeira transferência e aguarda-se a segunda tranche do montante. «Já estamos a pensar na revalidação do projecto para mais um ano, até porque consideramos que estamos dentro dos critérios para a renovação», frisou.

A Fundação Real Madrid é uma organização sem fins lucrativos que visa promover os valores do desporto como uma ferramenta educacional e como um factor de integração social. O projeto Escolas Sociodesportivas, que se iniciou em Setembro de  2009, já conta mais de 150 escolas em cerca de 50 países.