O autarca de São Filipe está determinado na organização da Taça Independência em futebol, também conhecido por Torneio Inter-ilhas, na ilha do Fogo, ainda este ano, de forma a dotar a ilha de grandes eventos desportivos.

Luís Pires disse que a sua equipa de trabalho já está a elaborar um projecto credível juntamente com a Associação regional e com base de sustentação para apresentar à Federação Cabo-verdiana de Futebol, de forma a poder levar ainda este ano as selecções regionais do país para competirem na Ilha do Vulcão.

Para o edil saofilipense trata-se de mais uma iniciativa da Câmara Municipal que dirige, no âmbito da sua política de fazer a ilha do Fogo regressar a grandes momentos do futebol cabo-verdiano com vista a despontar novos talentos para o desporto.

Esta aposta vai ao encontro do protocolo rubricado esta terça-feira na Cidade da Praia e que visa a realização das três primeiras edições da Supertaça Cabo Verde na Cidade de São Filipe (ilha do Fogo), por alturas das festas de Nhô São Filipe, que se assinala anualmente no 1º de Maio.

A última edição da Taça Independência foi realizada em Agosto de 2011 pela Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, nas cidades da Praia, Assomada e Tarrafal de Santiago, envolvendo as selecções regionais, mais uma selecção da diáspora europeia, e teve como vencedor a selecção de Santiago.