A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e a Câmara Municipal de São Filipe assinaram esta terça-feira, na cidade da Praia, um protocolo para a institucionalização das três primeiras edições da Supertaça Cabo Verde, nas festividades do 1º de Maio.

Rubricado pelo presidente federativo, Mário Semedo, e pelo edil, Luís Pires, a primeira edição da Supertaça Cabo Verde realiza-se por altura das festividades do 1º de Maio próximo (município de São Filipe), entre o Sporting da Praia, campeão nacional em título e Onze Unidos da ilha do Maio, vencedor da Taça Cabo Verde edição 2011/12.

O protocolo tem a duração de três anos, pelo que, segundo Luís Pires, as três primeiras edições da Supertaça no Fogo já estão garantidas.

A iniciativa é fundamentada pelo edil sanfilipense como sendo uma oportunidade para fazer a ilha do Fogo tornar-se palco de grandes eventos, por altura das festas de Nhô São Filipe.

Luís Pires disse acreditar no sucesso desta prova e que a ilha do Fogo, particularmente o município de São Filipe, vai ganhar, alegando que a festa passa a ter a qualidade de outros tempos em que grandes jogos nacionais esperavam pela desforra na Ilha do Vulcão.

Já o presidente da FCF, Mário Semedo, enalteceu a «mudança de atitude em relação ao futebol no Fogo desde a chegada do presidente Luís Pires» na perspetiva de criar uma nova dinâmica para a modalidade na ilha.

O líder federativo afirmou que a ilha do Fogo tem responsabilidades históricas a nível do futebol cabo-verdiano, por considerar que os melhores jogadores do país vieram ou têm sangue do Fogo e que, ultimamente, os futebolistas desta ilha têm tido uma «performance extraordinária» quando saem para o exterior.

Recordou ainda, que, na ilha do Vulcão, acontecia uma das provas mais prestigiadas do calendário desportivo nacional - a Taça São Filipe – que, inclusive, parava o país para assistir os relatos dos jogos, nesta cidade, enquanto um grande palco do futebol cabo-verdiano.

A cerimónia aconteceu numa sala abarrotada de figuras ligadas ao ramo desporto, empresarial e política, na sua grande maioria originária da ilha do Fogo.

Segundo os meandros deste protocolo, a FCF tem a missão de custear as despesas relacionadas com a viagem das equipas finalistas, enquanto a Câmara Municipal de São Filipe responsabiliza-se pelas estadias (alojamento e alimentação).