Os jogadores da seleção de Cabo Verde, através do "capitão" Marco Soares, juntaram-se e pediram publicamente, num comunicado, a recandidatura de Mário Semedo à presidência da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

No documento, divulgado quarta-feira, o grupo que integra a seleção conhecida por "Tubarões Azuis" justifica o pedido evocando a «competência e seriedade» de Mário Semedo, bem como a sua «credibilidade junto de importantes organismos internacionais como a FIFA, a CAF e a UEFA».

«Gostaríamos de pedir, publicamente, ao nosso amigo e presidente que reconsidere a sua posição e que se recandidate, para mais um mandato a frente da FCF», lê-se no comunicado, em que os jogadores garantem a Mário Semedo «total apoio» na caminhada para o desenvolvimento do futebol de Cabo Verde.

O documento é assinado pelo "capitão" Marco Soares, que afirma escrever em nome de todos os jogadores da seleção nacional sénior.

Soares aponta ainda «os resultados desportivos da seleção, obtidos nos últimos anos, fruto de uma organização cada vez melhor e mais condizente com o profissionalismo» dos jogadores.

«Além da organização, o trabalho comprovado ao longo destes anos à frente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol são razões mais do que suficientes para o pedido público», concluiu.

Mário Semedo, há mais de seis anos como presidente da federação, anunciou já indisponibilidade para concorrer a mais um mandato na liderança da FCF, mas tem estado a ser pressionado, ao mais alto nível, tanto político como desportivo, para ponderar esta posição.

Face ao fim do mandato, as eleições para a presidência da FCF, cuja data está ainda por definir mas que terão de ocorrer este ano, já há vários candidatos à sucessão de Mário Semedo.

Na corrida estão o presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, Mário "Donnay" Avelino, o advogado e membro do Conselho da Justiça deste órgão que superintende o futebol cabo-verdiano Victor Osório, e o empresário e ex-vice presidente do Sporting Clube da Praia Paulo Veiga.