O Onze Estrela vai entregar esta terça-feira à Associação Regional de Futebol da Boa Vista (ARFBV) um protesto por alegado utilização irregular de um jogador por parte do Desportivo no jogo da 11ª jornada do campeonato.

O jogo, disputado no domingo, 07, no Estádio Arsénio Ramos, terminou empatado a um golo.

Em causa está a utilização do atleta João António Almeida pelo Desportivo, futebolista castigado no jogo da décima jornada, disputado no dia 29 de março entre as equipas do Desportivo e de África Show.

No dia 03 de abril, o conselho disciplinar da ARBV deu a conhecer, através do comunicado número 19 da época 2012/2013, a que a Inforpress teve acesso, a punição de três jogos de suspensão ao referido atleta pela violação do Artigo 106, Nº1 do Regulamento Disciplinar (RD) da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), de 14 de outubro de 2000.

O Artigo 54, nº1 deste mesmo diploma postula que o clube que, em jogos oficiais, utilize jogadores que não estejam em condições legais ou regulamentares de o representar, será punido com derrota e multa de 15.000$00 a 25.000$00, estabelecendo um período máximo de 15 dias, após a submissão do protesto, para deliberação.

A nota informa ainda que o clube é responsável pela atuação dos seus dirigentes, representantes, jogadores e sócios, ficando responsável pelo pagamento de qualquer multa aplicada a estes, no prazo de 20 dias sob pena de agravamento em 50 por cento.

O atleta visado, poderia, segundo o comunicado, jogar somente na 14ª jornada que corresponde à última desta temporada, no Desportivo –Sporting, previsto para o dia 27 de abril.

A tabela classificativa aponta neste momento o primeiro lugar para o Onze Estrelas com 28 pontos, ao passo que o Desportivo tem oito pontos, e é sétimo.

Na jornada do próximo fim-de-semana, a 12ª, o calendário reserva os jogos Sanjoanense - África Show e Académica - Desportivo, no sábado, 12, e Onze Estrelas - Juventude e Sal Rei - Sporting, no domingo, 13.