Os adeptos da Associação Académica do Mindelo desconfiam que só um milagre pode salvar a sua equipa da despromoção, a três jornadas do fim do campeonato da 1ª divisão de São Vicente, em futebol.

Com efeito, a Académica, última da tabela classificativa, com apenas um ponto, a oito do Ponta de Pom, o penúltimo, está obrigada a vencer os três jogos que restam e esperar que o Ponta perca os três, mas mesmo assim, a acontecer, teria que disputar a permanência na 1ª divisão com o 2º classificado da 2ª divisão na designada liguilha.

Ganhando os três jogos com adversários como Amarante, Ponta de Pom e Mindelense, a Académica passaria a somar 10 pontos, que só salvarão a equipa da descida automática se o Ponta de Pom perder os seus três jogos, e manter os nove pontos que tem agora.

O Ponta de Pom tem como adversários até o fim do campeonato as equipas do Castilho, Académica e Amarante.

Assim, a Académica está proibida de fazer o mesmo resultado que o Ponta de Pom, por exemplo, nesta 12ª e antepenúltima jornada, pois continuaria a oito pontos do Ponta quando ficariam em disputa apenas seis pontos (duas jornadas).

Vida difícil, portanto, para um clube emblemático da ilha de São Vicente, fundado a 01 de Abril de 1940, e quatro vezes de campeã de Cabo Verde, épocas 52/53, 63/64, 66/67 e 88/89.

Para além desta decisão e dos jogos que envolvem Académica e Ponta de Pom, as restantes partidas da 12ª jornada serão disputadas para mero cumprimento do calendário, pois o Mindelense sagrou-se campeão na semana passada, quando goleou o Ponta de Pom por 4-1.

Quadro dos jogos: sábado, 13, Mindelense – Batuque e Castilho – Ponta de Pom, domingo, 14, Amarante – Académica e Derby – Falcões do Norte.

Na classificação, o Mindelense, já campeão, a três jornadas do fim da prova, soma 31 pontos, seguido do Amarante com 21, Batuque e Falcões do Norte com os mesmos 17 pontos, Castilho e Derby, 15 pontos.

Ponta de Pom é sétimo com nove pontos, e, finalmente, a Académica do Mindelo, lanterna vermelha da classificação, com um ponto.