As duas Associações Regionais de Futebol em Santo Antão já têm em marcha os preparativos com vista a assegurar a presença da seleção da ilha das montanhas na edição 2013 do inter-ilhas, que se realizará na ilha do Fogo.

A garantia foi dada, quinta-feira, à Inforpress, pelo presidente do conselho técnico da Associação Regional de Futebol de Santo Antão – Sul, Joel Barros, um dos integrantes da estrutura de suporte à seleção de Santo Antão, que, a partir de junho, deve começar os treinos, tendo em vista a sua presença nesse evento desportivo, previsto para finais de julho início de Agosto.

Joel Barros garantiu à Inforpress que as Associações Regionais de Futebol de Santo Antão (Sul e Norte) já se reuniram para tratar de aspetos relativos à participação da ilha nessa competição, tendo-se debruçado, sobretudo, sobre a formação da equipa técnica, que orientará o combinado santantonense no inter-ilhas 2013.

Joel Barros informou, sem avançar com nomes, que já foi endereçado convite a um técnico para assumir o cargo selecionador, que será oficializado em breve, tendo em conta a necessidade de se avançar já com a elaboração do plano de preparação da seleção.

Para garantir a presença de Santo Antão nessa competição, que se realiza de dois em dois anos, as Associações Regionais de Futebol de Santo Antão esperam contar com o envolvimento das Câmaras Municipais da ilha e empresas locais.

A prova contará com as nove seleções regionais e um representante da diáspora, neste caso dos Estados Unidos da América (EUA).

Segundo o sorteio, realizado nos princípios de maio, no grupo A estão escalonadas as seleções de Santiago, São Nicolau, Santo Antão, Maio e Brava e no grupo B agrupam-se as selecções do Fogo (anfitriã), São Vicente, Sal, Boa Vista e EUA.

A seleção de Santo Antão já foi finalista, por três vezes, nessa competição, mas nunca ganhou o troféu.

Nas últimas duas edições (2009, no Porto Novo, e 2011, na ilha de Santiago), Santo Antão perdeu com Santiago, que já conquistou a taça por quatro vezes.