A uma jornada do fim da primeira fase do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, sete das 12 equipas ainda procuram um lugar nas meias-finais da prova, com o campeão em título, Sporting da Praia, em dificuldades.

Na quarta jornada, toda disputada no sábado, e no Grupo A, o Desportivo da Praia empatou em casa 0-0 com o Académico do Sal, pondo termo a três vitórias consecutivas e deixando escapar a possibilidade de se qualificar já para as meias-finais.

Com o Desportivo da Praia a liderar, com 10 pontos, o Mindelense, por seu lado, depois da derrota na primeira jornada, tem vindo a recuperar e conseguiu três vitórias consecutivas, a última no sábado, em que recebeu e goleou por 4-0 o Ultramarina de São Nicolau.

No jogo entre estreantes no campeonato, já impossibilitados de seguir para as meias-finais, para onde se apuram os dois melhores classificados de ambas os grupos, o Onze Estrelas da Boavista empatou em casa 1-1 com o Juventude da Furna.

O Grupo A é liderado pelo Desportivo da Praia, com 10 pontos, à frente do Mindelense, com nove, Académico do Sal, com oito, Onze Estrelas da Boavista e Juventude da Brava, ambos com dois, e Ultramarina de São Nicolau, com apenas um.

Na última jornada, Académico do Sal e Mindelense jogam entre si uma vaga nas meias-finais, enquanto o Desportivo da Praia, a quem basta um empate para seguir em frente na prova, se desloca ao terreno do Juventude da Brava e, em jogo para cumprir calendário, o Ultramarina de São Nicolau recebe o Onze Estrelas da Boavista.

No Grupo B, o atual campeão, Sporting da Praia, voltou a ceder novo empate a zero, desta vez no campo da Académica do Fogo, equipa que lidera a série, enquanto o Solpontense de Santo Antão também não fez melhor do que um empate (4-4) com o Académico 83 do Maio.

No outro jogo, a Académica de Porto Novo foi a Santa Cruz bater o Scorpions local por 1-0 e subiu ao segundo lugar do grupo.

A Académica do Fogo, com oito pontos, lidera o Grupo B, seguida pela Académica do Porto Novo, com sete, Sporting da Praia e Solpontense de Santo Antão, com seis, Académico 83 do Maio, com dois, e Scorpions de Santa Cruz, com um.

Na última jornada, em que quatro das seis equipas do Grupo B ainda têm possibilidade de se qualificar para as meias-finais, a Académica do Fogo desloca-se ao campo da Académica 83 do Maio, enquanto a Académica de Porto Novo, num "embate entre as duas equipas de Santo Antão, recebe o Solpontense e o Sporting da Praia defronta o Scorpions de Santa Cruz.