As obras do estádio nacional vão estar prontas em Outubro próximo, afirmou esta quarta-feira a ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, no final de uma visita àquela infra-estrutura desportiva.

Para a governante, a visita conjunta com a selecção nacional de futebol efectuada ao estádio nacional, sito na zona de Monte Vaca, na Achada de São Filipe, demonstra uma forma de revelar aos jogadores o investimento do Governo de Cabo Verde no futebol.

Por isso, Fernanda Marques considerou, que o avanço das obras e a perspectiva de conclusão no tempo estipulado vai incutir, segundo os objectivos preconizados, numa mais valia da federação nacional de futebol.

A infra-estrutura, além do recinto para jogos de futebol, terá também uma pista de atletismo, em "tartan" e com oito corredores, permitindo a realização de todas as disciplinas da modalidade à excepção das ligadas aos lançamentos do dardo e do disco, que serão realizadas num recinto próprio, mas já fora do estádio.

A área total do estádio que vai ter capacidade para 15 mil espectadores, ocupa quase 100 mil metros quadrados e a de construção 11.762 metros quadrados.

O estádio, que terá relva sintética, será equipado com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

O projecto da construção estádio nacional, avaliado em 136,12 milhões de euros é financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica, assinados entre os dois governos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.