O treinador do Desportivo abordou a campanha da sua equipa no Campeonato de Futebol de Cabo Verde. Em entrevista telefónica com o SAPO Desporto, o técnico dos "militares" da capital cabo-verdiana falou da participação da equipa no nacional, das dificuldades do Sporting da Praia e dos planos do clube para o futuro.

A campanha do Desportivo, já apurado para as meias-finais, arrancou com uma vitória em São Vicente frente ao Mindelense por 2-0. Um resultado que surpreendeu muita gente, menos o treinador dos vice-campeões de Santiago Sul.

«O Desportivo jogou a Desportivo frente ao Mindelense. Temos muita qualidade de jogo, demonstramos isso nos últimos três anos no Regional de Santiago Sul. Sabíamos como o Mindelense ia jogar, portanto, não houve pouco Mindelense, houve sim, muito Desportivo», disse Cuco.

Um dos temas de conversa em Cabo Verde é a fraca prestação do Sporting da Praia na fase de grupos do Nacional de Futebol. Os campeões de Cabo Verde correm o risco de ficarem fora das meias-finais, já que não dependem de si para se apurarem. Os clubes de Santo Antão têm sabido travar os "leões" da capital. E não é de agora...

«O Sporting este ano está diferente. Tem tido dificuldades no seu grupo, principalmente com equipas de Santo Antão, mesmo em Campeonatos anteriores. Agora depende de terceiros para passar. Eles foram campeões no Regional mas o Desportivo poderia ter ganho. Fomos superiores às outras equipas, na maior parte dos jogos, mas tivemos graves problemas na finalização, onde falhamos muitos golos», afirmou o treinador do Desportivo.

O objetivo imediato do clube passa por «consolidar o primeiro lugar» no seu grupo e disputar um lugar na final. O técnico sublinha que jogará da mesma forma, independentemente do adversário. Cuco afirmou que ainda não falou com a direção do clube sobre uma possível participação nas provas da CAF, caso seja campeão de Cabo Verde.

«Estamos focados em garantir o primeiro lugar no grupo e depois, na eliminatória a duas mãos, queremos estar na final. Depois logo se vê. Mas neste momento não temos em mente uma participação em provas além-fronteiras», garante.

Numa breve análise aos dois grupos do Campeonato Nacional de Futebol de Cabo Verde, Cuco destacou o equilíbrio entre as equipas, principalmente no grupo B, onde Académica do Fogo, Académica do Porto Novo, Sporting da Praia e Solpontense lutam por duas vagas.

«No nosso grupo [A], três equipas lutam para passar, sendo que nós já estamos apurados. As equipas têm boa qualidade de futebol mas há diferenças entre quem luta pelas meias-finais e quem já está de fora. No outro grupo, está tudo mais renhido, com quatro equipas a lutarem por duas vagas. Gostei do Solpontense 4-4 Académico 83, um jogo bom do Académico. É um grupo muito equilibrado», destacou o treinador do Desportivo da Praia.