A Associação dos Estudantes Africanos de Bragança, da Divisão de Honra Distrital, considerada a equipa mais cabo-verdiana de Portugal, foi alvo de uma grande-reportagem candidata a Prémio de Jornalismo pela Diversidade Cultural, notícia hoje o site Maisfutebol.
A equipa, que tem no seu plantel 13 futebolistas de origem crioula, existe há dez anos e a ideia surgiu de Óscar Monteiro, um dos mais experientes futebolista-estudante da formação.
«Avançado, dirigente e fundador, um faz-tudo dedicado e apaixonado pela causa», escreve o site português.
O sucesso dessa equipa na integração dos cabo-verdianos naquela região transmontana levou em Dezembro de 2012 os jornalistas portugueses Sérgio Pereira e Pedro Jorge da Cunha a escrever uma grande-reportagem intitulada "Futebol, cachupa e mornas em Bragança".
A reportagem, que está entre os finalistas nomeados ao Prémio de Jornalismo pela Diversidade Cultural, conta a história da Associação dos Estudantes Africanos de Bragança, uma equipa de futebol com características muito próprias, formada essencialmente por jovens cabo-verdianos.
«Durante toda a época arrastou atrás de si a cidade de Bragança, dando um toque de exotismo e alegria ao interior português», escreve aquele site desportivo, salientando «a alegria desconcertante e poder físico incomum dos cabo-verdianos misturados com organização arreigada e honestidade dos bragantinos».
Numa fase inicial estiveram várias dezenas de trabalho a concurso, tendo o júri responsável, constituído por cinco prestigiados elementos, cingido o lote final a um reduzido número de candidatos.
A gala para a entrega dos galardões será realizada no dia 25 de Junho, no Centro Nacional do Apoio ao Imigrante. A Alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural será uma das várias personalidades presentes na cerimónia.