As equipas do Mindelense, de São Vicente, e da Académica do Porto Novo, de Santo Antão, apuraram-se hoje para a final do campeonato de futebol de Cabo Verde, proporcionando uma final inédita nos próximos dois fins-de-semana.

Hoje, na segunda mão das meias-finais da prova, o Mindelense foi ao Fogo derrotar a Académica local por 1-0 e assegurou a passagem à final, depois de, há uma semana, ter cedido em casa um empate a um golo.

O tento dos "encarnados" foi apontado no primeiro minuto da segunda parte, pelo avançado Dany Kwué.

No outro jogo, disputado no Estádio da Várzea, na capital de Cabo Verde, o Desportivo da Praia derrotou a Académica de Porto Novo por 1-0, resultado, porém, insuficiente para ultrapassar a derrota por 3-0 da primeira mão.

No próximo sábado, dia 06 de julho, no Estádio Adérito de Sena, no Mindelo, os "encarnados" recebem a Académica do Porto Novo, deslocando-se, no sábado seguinte, dia 13, ao terreno do adversário, na ilha vizinha de Santo Antão, para se conhecer o sucessor do Sporting da Praia.

Trata-se de uma final inédita entre a equipa que mais vezes venceu o campeonato cabo-verdiano, o Mindelense, com 14 vitórias, e uma que nunca ganhou a prova, a Académica do Porto Novo.

O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se disputou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 edições) e depois (37) da independência, a 05 de julho de 1975.

Até essa data, a região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um).

As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).

A partir de 1975, o Sporting Clube da Praia, conta com nove títulos, seguido pelo Mindelense (oito), Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e da Boavista da Praia (três).

Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boavista (Boavista), Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boavista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.

No cômputo geral, o Mindelense conta com 14 títulos e o Sporting da Praia 11.