A Académica do Fogo perdeu hoje no estádio 5 de Julho, em São Filipe, por 0-1 frente ao Mindelense, de S. Vicente, e não conseguiu ultrapassar as meias-finais do campeonato nacional de futebol, pela quarta vez na sua história.

A Académica, que trouxe um resultado positivo da primeira mão (1-1), não podia perder para alcançar a final, mas um erro cometido no início do segundo tempo deitou por terra as aspirações da equipa e dos seus dirigentes, em que o guarda-redes Djidje, considerado o melhor elemento da equipa, e Nonino tiveram culpas no golo.

A formação do Mindelense, que tinha que marcar em São Filipe para continuar na prova, entrou a pressionar, e, nos primeiros 15 minutos, levou duas bolas ao ferro da baliza de Djidje e criou várias outras oportunidades de golo que foram desperdiçadas.

Apesar de jogar em “casa”, a Académica, no primeiro tempo teve, apenas, uma situação de golo, aos 23 minutos, com Guy a rematar ao lado depois de uma perda de bola na área do Mindelense pelo seu capitão Nhambu.

Na segunda parte, uma desatenção dos jogadores da Académica permitiu ao Mindelense chegar ao golo aos 20 segundos, com Nonino, primeiro a complicar quando podia jogar a bola para a linha lateral, e depois Djidje, a não conseguir defender e a permitir assim Dany marcar o único tento que valeu aos mindelenses a passagem à fase final.

No segundo tempo, a equipa encarnada do Mindelo ainda criou mais três oportunidades para marcar, que foram desperdiçadas, e, depois, concentrou-se na linha defensiva e a explorar o contra-ataque, altura em que a Académica surgiu mais vezes junto da área adversária, mas sem criar grandes situações de golo.

No final da partida, o treinador do Mindelense, Bubista, disse que, no conjunto das duas partidas, a sua equipa esteve melhor e a passagem à final «se justifica plenamente».

Em relação ao jogo de São Filipe, considerou que a sua equipa superiorizou a Académica e o grupo conseguiu dar a volta e demonstrar coragem e determinação para superar «um adversário difícil e com uma boa equipa».

Bubista parabenizou a Académica do Porto Novo pela passagem à final e pelo «excelente trabalho» que tem realizado, mas anotou que «a final é para ganhar».

O treinador da Académica do Fogo, Alessandro Silva, por sua vez, disse que o erro cometido pelo sector defensivo, «que não tem sido habitual», e «alguma infelicidade» no início do segundo tempo acabou com o sonho de chegar a fase final, pela primeira vez.

«Foi um erro num momento crucial», sublinhou, anotando que a equipa tentou fazer tudo para igualar a partida, mas que o Mindelense, «tacticamente bem organizada e com excelentes jogadores, soube aproveitar e assegurar o resultado que lhe interessava».

O técnico da "Micá" lembrou que o objetivo era chegar à final, mas, segundo ele, «há que levantar a cabeça e para o próximo ano tentar fazer o melhor possível».