A seleção de Cabo Verde de futebol subiu de uma assentada 23 posições no “ranking” da FIFA e passa a ter a melhor classificação de sempre, 49ª, com 620 pontos.

De acordo com a atualização de hoje, Cabo Verde ultrapassa seleções como Escócia, Bulgária, Panamá, de entre várias outras seleções de referência no futebol, e continua a ser, de longe, a melhor seleção dos Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e uma das primeiras em África.

Para esta subida considerável no “ranking” da organização que superintende o futebol mundial, contribuíram as duas vitórias consecutivas registadas em Junho, no Estádio da Várzea, frente à Guiné Equatorial (2-1) e à Serra Leoa (1-0, respectivamente), a contar para a fase de grupo de qualificação africana para o Mundial Brasil'2014.

O “ranking” que continua a ser liderado pela Espanha, volta a contar com o Brasil, após vencer a Copa das Confederações da FIFA, no “top” 10, ao ascender 13 posições, estando agora no nono posto com 1.095 pontos, enquanto a Colômbia (3º) e a Bélgica (10º) atingiram o seu melhor desempenho histórico.

Os 10 primeiros classificados são: Espanha, Alemanha, Colômbia, Argentina, Holanda, Itália, Portugal, Croácia, Brasil e Bélgica.

A nível dos PALOP, Angola caiu cinco posto e passou a ocupar a 96ª posição. Moçambique está na 102ª (-1) posição, São Tomé e Príncipe na 166ª (-7) e a Guiné Bissau sobe um lugar, estando agora no 180º posto.