O jovem futebolista cabo-verdiano radicado no Luxemburgo, Christopher Martins, 17 anos, assinou um contrato com a equipa francesa do Lyon e parte já neste defeso para o centro de formação do clube francês.

A informação foi avançada pelo presidente da Associação de Santiago de Luxemburgo, Franklim Semedo, que apela para «uma maior atenção» das autoridades desportivas cabo-verdianas para com os talentos que despontam na diáspora.

Apontado como uma das grandes promessas do futebol europeu, Cristhoper Martins protagonizou um dos episódios mais marcantes do futebol luxemburguês, ao recusar integrar os treinos da equipa principal desse país, com apenas 16 anos, alegando que aspira representar as cores da seleção de Cabo Verde.

O futebolista, que chegou a despontar na seleção de formação de Luxemburgo, tendo sido assediado por clubes europeus de referência como Manchester City, Manchester United e Arsenal (Inglaterra) de entre vários outros, foi convocado para o jogo da selecção principal luxemburguesa com o Azerbeijão, de qualificação para o campeonato do Mundo, mas o jovem atleta acabou por recusar participar no encontro, abandonando inclusive o estágio.

A Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF) lamentou a decisão de Christopher e o treinador da selecção disse que o «jogador estava influenciado por pessoas que o levaram a tomar essa decisão».

Já o agente da FIFA e especialista de futebol, Fernando Mendes, defende que Christopher não está ainda ao nível físico para disputar um jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, tendo concluído que federação luxemburguesa queria apenas «vincular o Christopher à selecção luxemburguesa».

Fernando Mendes diz também que Christopher já tinha sido por si indicado ao Benfica e ao FC Porto, e defende que o jovem de origem cabo-verdiana é verdadeiramente «uma coqueluche» e que tem tudo para «ser um dos grandes valores» a nível mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.