A Associação Regional de Futebol da Região Desportiva Sul de Santo Antão (ARFSA-S) informou hoje que o campeonato de Cabo Verde de futebol no escalão sub-17 foi adiado devido a dificuldades no transporte das caravanas.

A prova estava agendada para principiar no próximo domingo, 14, na ilha de Santo Antão, e deveria reunir as equipas campeãs de 10 regiões desportivas do país.

Segundo o presidente da ARFSA-S, Fernando Lima, o adiamento está diretamente relacionado com a avaria do avião da Guarda Costeira, que deveria transportar as caravanas até São Vicente para posterior ligação, de barco, à ilha de Santo Antão.

Em nota dirigida aos presidentes das associações regionais, Fernando Lima esclareceu que assim que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) comunicar a disponibilidade do avião será conhecida a nova data da competição.

O Batuque, tricampeão nacional,  inicia a defesa do título no escalão sub-17 frente ao campeão de Santiago Norte, no Estádio João Serra, na Ponta do Sol, em data a indicar devido ao adiamento.

O sorteio da competição, realizado na terça-feira, 2, na Cidade da Praia, dividiu as 10 equipas representantes de igual número de regiões desportivas em dois grupos de cinco equipas cada, pontificando no Grupo A as formações campeãs das regiões desportivas da Boa Vista, Santo Antão Sul, São Nicolau, Maio e Sal.

O Grupo B de qualificação comporta as equipas campeãs das regiões de Santo Antão Norte, Fogo, São Vicente, Santiago Norte e Santiago Sul.

No entanto, os nomes das equipas campeãs não são ainda conhecidos na totalidade, mas vez que em muitas regiões desportivas a decisão ocorre no próximo fim-de-semana.

De acordo com o sorteiro, na primeira jornada serão disputados quatros jogos, sendo dois no Estáido Municipal do Porto Novo e dois no Estádio João Serra, na Ponta do Sol: às 10:00, Boa Vista – Santo Antão Sul, às 11:30 São Nicolau – Maio, ambos no Estádio Municipal do Porto Novo, às 15:00, Santo Antão Norte – Fogo e São Vicente – Santiago Norte, às 17:00, no Estádio João Serra.

A competição vai decorrer no sistema todos contra todos, nos respectivos grupos, a uma mão, apurando-se para as meias-finais as duas equipas melhores classificadas.

A final está prevista para o Estádio Municipal do Porto Novo.

Na época passada, a prova foi realizada na Cidade da Praia, tendo sido conquistada, pela terceira vez consecutiva, pela equipa do Batuque, de São Vicente.