Continua o imbróglio a volta dos números de títulos de campeão de Cabo Verde ganhos pelo Mindelense. O presidente do clube encarnado do Mindelo diz que a sua equipa tem 18 títulos de campeão de Cabo Verde, a imprensa diz que são 15. E há quem defenda que são nove.

Muitos números que só servem para lançar a confusão. Aliás nem a própria Federação Cabo-verdiana de Futebol tem dados concretos sobre o número de títulos de cada equipa.

Para tal, o elenco diretivo do órgão federativo cabo-verdiano vai criar uma comissão que possa investigar a questão, antes de avançar com números definitivos.

«Há quem fala em títulos e há quem fala em campeão nacional. Há quem defenda que o campeão nacional é a partir da nossa independência, há quem defenda o somatório dos títulos, a partir da independência e os ganhos anteriormente. É uma questão que pode trazer polémica mas que queremos ter elementos sólidos para que possamos definir a contagem. Não queremos tomar uma posição sobre os números mas prometemos clarificar a situação em breve», anunciou Mário Semedo, em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto.

O líder federativo pede a ajuda de todos que tenham dados para ajudar a clarificar a situação.
«Vamos pedir a todos os que tenham registos e dados de arquivo que possam esclarecer a situação para nos ajudar. Há posições e argumentos diferentes. O importante é termos uma posição única em relação a isso», sublinhou o presidente da FCF.

Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, explicou ao SAPO Desporto que o órgão federativo não tomou uma posição por não ter dados suficientes.

«Não temos uma contagem porque quando entrei na federação, não encontrei nenhum registo que me permitisse ter uma ideia sobre a partir de que momento se começou a fazer a contagem de títulos. Os números existentes são os que vieram para a imprensa, que certamente carecem de reconfirmação por parte da federação», sublinhou Mário Semedo.

A contagem dos títulos de campeão de Cabo Verde inclui os ganhos no período colonial e os disputados depois da independência. A imprensa cabo-verdiana divide o campeonato cabo-verdiano em duas partes, antes (15 provas) e depois (38) da independência, a 05 de julho de 1975. A primeira edição terá sido realizada em 1959.

No cômputo geral, o Mindelense conta com 15 títulos, e o Sporting da Praia 11.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.