A seleção da comunidade emigrada nos Estados Unidos venceu a congénere da ilha Brava por 3-2 no segundo jogo do grupo B do torneio inter-ilhas em futebol disputado no estádio 5 de Julho, em São Filipe.

Numa partida muito movimentada, sobretudo na primeira metade e de melhor qualidade que o primeiro jogo do grupo (Fogo x Boa Vista) , a seleção que veio dos Estados Unidos, depois de desperdiçar, nos primeiros 10 minutos, duas oportunidades de golo, viria a marcar no minuto 17 por intermédio de Giovany.

A formação da Brava reagiu de imediato, e, no minuto 23, Lúcio restabeleceu a igualdade, mas nove minutos mais tarde, aos 32, o combinado que veio dos Estados Unidos voltou-se a adiantar no marcador, com Valdano a fixar o resultado, 2 –1, do primeiro tempo.

Na segunda parte, os bravenses entraram a pressionar e, depois de um falhanço de Carlitos para o 2-2, a equipa da diáspora voltou a dilatar o marcador por intermédio de Bebeto.

A situação ficou mais complicada, no minuto 23, com a expulsão de Douglas devido a uma entrada à margem da lei e do Ady, por acumulação de amarelos, mas, mesmo assim, a formação da Brava reduziu a desvantagem para 2-3 através de um autogolo do defesa Rafa.

No final da partida, o treinador do EUA, Betinho, considerou o resultado justo, anotando que a sua equipa foi superior a da Brava.

Já o treinador da Brava, Zezinho, reconheceu que o seu colectivo cometeu erros no sector defensivo e que, mesmo assim, lutou para dar a volta ao marcador o que não aconteceu sobretudo após a expulsão de dois jogadores.

Brava: Merico, Djeredjas, Ady, Mane, Djony, Stive (Douglas), Va, Roberto, Black (Tchacula), Lúcio e Carlitos (Patrick). Suplentes: Ygos, Zé Mariazinha, Djouty e Toi. Treinador: Zezinho.
EUA: Smokey, Samuel, Rafa, Moises, Zito Veiga, Valdano, Bebeto (Zoro), Djay, Giovany (Pondoce), Toty (Kim) e Zico Medina. Suplentes: Kuca, Miguel, Danilson e Zanzan.

Treinador - Betinho

Arbitro: Elvi Ramos (São Vicente) auxiliado por Verónica Araújo e Fátima Gonçalves (Fogo) e quarto árbitro  Nadir Rocha (Boa Vista), fizeram um trabalho aceitável.

Ação disciplinar: Amarelos para Ady e Black (Brava) e Samuel (EUA). Vermelho para Douglas (directo) e Ady por acumulação de amarelos, ambos da seleção da Brava.

No grupo B, as seleções dos EUA e do Fogo lideram com três pontos.

Este domingo, disputa–se a segunda jornada do grupo B, nos Mosteiros (Francisco José Rodrigues), com os seguintes jogos: São Vicente x EUA e Brava x Boa Vista. Em São Filipe (estádio 5 de Julho) serão realizados os desafios da segunda jornada do grupo A com Maio x Sal e Santo Antão x São Nicolau.