A Escola de Futebol de Iniciação técnico e Táctico (EFIIT) inicia, este fim de semana, um torneio inter-zonas no escalão sub-23, contando com a participação de equipas dos principais bairros da Cidade da Praia.

Em conversa com a Inforpress, Emílio Moreira “Dino”, professor e presidente da escola, disse que o objetivo é promover jogadores saídos das escolas de formação para as equipas federadas das regiões desportivas de Santiago.

Outro objectivo, segundo Dino, é incentivar os observadores de futebol no sentido de verem os jovens promessas como jogadores e «pessoas que, de uma forma ou de outra, possam ser uma mais-valia para a sociedade».

«Nós formamos jogadores e homens e, tanto que o objetivo incutido é o estudo acompanhado com as lides futebolísticas», frisou, observando que os jovens jogadores quando saem das escolas de iniciação precisam de acompanhamento.

Não obstante, este dinamizador do futebol juvenil lamentou o não acompanhamento da Associação de Futebol de Santiago Sul nessa iniciativa, asseverando, contudo, que a «família futebolística da Praia está engajada com vista ao sucesso competição».

O torneio vai contar com a participação das equipas de Achada Santo António, Meio de Achada, Várzea, Eugénio Lima, Pensamento, Calabaceira, Ponta de Água e Achadinha.

De acordo com a organização, as equipas dividem-se em dois grupos, com as provas a arrancar este sábado nos Campos de Sucupira e Calabaceira. A final será disputada no Estádio da Várzea.

Emílio Moreira “Dino”, natural de Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), começou a jogar na Andorinha de São Domingos e depois teve passagem pela equipa de futebol do Bairro Craveiro Lopes.