O presidente da Confederação Portuguesa de Treinadores, José Curado, preside terça-feira no anfiteatro do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na Cidade da Praia, uma reunião com vista à criação da Associação Cabo-verdiana de Treinadores.

Iniciativa da Direção-Geral dos Desportos, a reunião é dirigida aos treinadores de todas as modalidades desportivas praticadas no país e pretende ser um «passo importante» para a tão almejada criação da Associação.

Licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto de Educação Física e Desporto de Bucareste, Roménia (em 1981), José Curado é docente do ensino superior desde 1985, primeiro no Instituto Superior de Educação Física/Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e atualmente no Departamento de Educação Física, Desporto e Lazer da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Leciona várias cadeiras relacionadas com o basquetebol e a teoria e metodologia do treino e tem participado também em ações no âmbito da formação contínua de professores e ações de formação de treinadores de diversas modalidades.

Dirigindo equipas de todos os escalões etários de ambos os sexos, foi treinador de basquetebol durante 31 anos, 16 dos quais no escalão superior.

Treinou sucessivamente o Sport Algés e Dafundo, Sport Lisboa e Benfica (com o qual se sagrou tricampeão de Portugal de seniores masculinos), Estrelas da Avenida, Futebol Clube Barreirense e Vitória de Setúbal.

Foi ainda selecionador regional de Lisboa de várias equipas masculinas e selecionador de Portugal de cadetes masculinos (1975) e de seniores masculinos (1984 e 1986).