O futebolista internacional cabo-verdiano Fernando Varela apadrinha a Escola de Futebol Bersu, sediada na localidade de Santana, interior do concelho da Ribeira Grande de Santiago, informou hoje um responsável da escola.
O central, que transferiu-se do Vaslui para Steau de Bucarest (Roménia), disponibiliza-se em apoiar a formação de futuros talentos do município com doação de equipamentos para a prática da modalidade nomeadamente bolas, cones, fatos de treinos, camisolas e calções, além de materiais didácticos.
A Escola de Futebol Bersu, de acordo com um dos seus monitores, está direcionada para  trabalhar com crianças de todos os pontos do município, pelo que terá representatividade nas localidades de São Martinho Grande, Salineiro, Mosquitos e Pico Leão e Cidade Velha.
Os primeiros treinos da “Escola Bersú “ estão programados para sábado, de forma a coincidir com o jogo decisivo da selecção de Cabo Verde na Tunísia, referente a sexta e última jornada do Grupo C de qualificação Africana para o Mundial’2014 em que, certamente, Fernando Varela, dada a sua experiência, vai dirigir o quarteto defensivo.
A escola já está também a trabalhar na criação da sua equipa feminina, tendo já programado para o dia 20 deste mês a sua apresentação oficial.
Filho de Santana, Fernando Varela, afigura-se como o “patrão” da linha defensiva dos “Tubarões Azuis”.
O defesa, 25 anos, vai estrear-se, este mês, na “Champions League”, depois de rubricar um contrato de um milhão e 500 mil euros por duas épocas com o Steau de Bucarest, num grupo composto ainda pelas equipas do Chelsea (Inglaterra), Basel (Suíça) e Shalke 04 (Alemanha).