Cabo Verde será cabeça-de-série no sorteio dos play-off africano de acesso ao Mundial2014. Com a vitória por 2-0 frente a Tunísia, os Tubarões Azuis terminaram em primeiro lugar no grupo B e serão uma das dez equipas  que irão lutar por uma das cinco vagas do Mundial2014 destinados ao continente africano.

Esta vitória frente as Águias do Cartago permite a formação de Lúcio Antunes subir no ranking africano e ser uma das melhores cinco equipas desta fase. Aliás, o atual ranking de Cabo Verde (6.º a nível africano) já seria suficiente, uma vez que o Mali, o 3.º classificado, ficou fora dos play-offs. Cabo Verde já sabe que não irá defrontar a Costa do Marfim (1.º), o Gana (2.º), a Nigéria (5.º) e a Argélia (4.º) mas terá como adversário uma destas cinco equipas: Egito, Burquina Faso, Etiópia, Camarões e Senegal.

Se é verdade que os Tubarões Azuis estão em condições de defrontar e vencer qualquer seleção africana, como ficou provado frente aos Camarões e também no CAN2013, e ainda este sábado com a Tunísia, também não é menos verdade que os cabo-verdianos suspiram por um adversário mais acessível. Os nomes Etiópia ou Burquina Faso podem sugerir facilitismos mas engana-se quem pense assim.

O Burquina Faso é o atual vice-campeão africano, depois de uma grande campanha no CAN2013 onde foi batido na final pela Nigéria. E a Etiópia ganhou o seu grupo, superando a África do Sul (2.º), Botswana (3.º) e República Centro Africana. As outras três seleções são adversários de respeito e "clientes" habituais nas fases finais de mundiais. O Egito parece ter finalmente renovado a sua seleção e construído uma equipa forte, depois de ter falhado os últimos dois campeonatos africanos de futebol. Os Camarões já sofreram na pele a ira dos Tubarões Azuis e já estão mais que avisados do poderio da formação de Lúcio Antunes. O Senegal é um vizinho com uma histórica rivalidade com Cabo Verde, principalmente na Taça Amílcar Cabral.

Cabo Verde conhecerá o seu adversário no dia 16 de setembro, próxima segunda-feira. Para o sorteio, será tido em conta o ranking FIFA, que será atualizado no dia 12 de setembro, próxima quinta-feira. Nessa atualização é bem provável que Cabo Verde alcance o terceiro lugar do ranking africano, ficando apenas atrás de Costa do Marfim e Gana.

Os jogos dos play-off serão disputados entre 11 e 15 de outubro, datas da primeira mão, e entre 15 e 19 de novembro, para a segunda mão.