O Palácio Presidencial cabo-verdiano, no centro histórico da Cidade da Praia, vai ser transformado num edifício luxuoso e o novo Estádio Nacional será entregue em novembro, disse o embaixador chinês na Cidade da Praia, citado hoje pela Inforpress.

Su Jian indicou que «tudo já está a postos para o início das obras», referindo que se aguarda pela mudança provisória do Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, para o emblemático edifício da Imprensa Nacional, atualmente em obras de decoração.

Garantindo que não haverá qualquer alteração na fachada, para salvaguardar a identidade enquanto património nacional, Su Jian indicou que o edifício será transformado num «palácio moderno e de luxo», remodelando e transformando dois terços da área total.

O diplomata disse que os técnicos chineses já concluíram o plano de execução para a restruturação do edifício, «marcado por estruturas muito fracas», e que a China vai contribuir para que Cabo Verde tenha um Palácio Presidencial «digno, oferecendo, também, mobiliário de boa qualidade».

A remodelação do edifício, construído no século XIX para servir de residência e local de trabalho aos governadores da antiga colónia portuguesa, foi rubricada ainda no consulado do ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires, poucos dias antes de deixar a chefia do Estado, em setembro de 2011.

Em relação ao Estádio Nacional, edificado na zona de Monte Vaca, arredores da Cidade da Praia, o embaixador chinês classificou a obra como «emblemática» e disse ser um «orgulho» a China poder contribuir para o desenvolvimento desportivo e cultural.

Su Jian indicou que o Estádio Nacional será inaugurado em novembro e que a infraestrutura já está totalmente concluída, restando apenas, alguns trabalhos suplementares, como a construção de um acesso rodoviário.

Destacou ainda novos edifícios em construção pelo Governo chinês em Cabo Verde, como o Complexo Educativo na ilha do Sal, com capacidade para albergar 1800 alunos, de forma a tornar-se na maior escola técnica do país.

O diplomata chinês prometeu ainda que a China vai financiar o Centro de Processamento dos Produtos Agrícolas nas imediações da Barragem de Poilão, no interior da ilha de Santiago, para que a produção agrícola tenha um tratamento conveniente para garantir um valor acrescentado no mercado.

As obras de construção, de raiz, do Estádio Nacional começaram a 21 de outubro de 2010 e estão orçadas em 1,48 milhões de contos (12,6 milhões de euros).

O novo estádio tem uma área de 11 530 metros quadrados, conta com relva sintética, autorizada pela FIFA, uma pista de atletismo de oito corredores e tem capacidade para 15 000 espetadores.

Até hoje, o principal estádio do país, onde joga a seleção e único autorizado pela FIFA, é o da Várzea, em pleno centro da Cidade da Praia.

A China mantém relações diplomáticas com Cabo Verde desde 25 de abril de 1976 e tem apoiado o país em vários domínios, tendo construído infraestruturas como os palácios da Assembleia Nacional e do Governo, Auditório Nacional, Biblioteca Nacional, Memorial Amílcar Cabral e barragem de Poilão.